Animais Peçonhentos

Muitas vezes confundimos animais peçonhentos com animais venenosos, mas existem diferenças entre esses dois tipos:
Animais peçonhentos: são animais que produzem veneno e este veneno é injetado por meio de aparelhos inoculadores, como dentes, presas, ferrões, etc, onde o veneno passa ativamente.
Ex.: aranhas, escorpiões, serpentes.
Animais venenosos: possuem a glândula de veneno, mas não possuem o aparelho inoculador, portanto o envenenamento ocorre de forma passiva.
Ex.: sapo, taturana.

Agora que já sabemos a diferença entre venenosos e peçonhentos, vamos conhecer mais sobre a "peçonha", seus tipos e reações. Os animais peçonhentos produzem uma substância tóxica, que é inoculada no aparelho inoculador, essa substância é a peçonha, que é usada tanto para caça, quanto para defesa. A composição das peçonhas ocorre de várias formas, a mais comum é a presença de proteínas e peptídeos.

Tipos
Ações
Peçonha Citotóxica
Afeta células e tecidos: destruição das células e tecidos, seguido de necrose da região afetada
Peçonha Hemotóxica
Afeta as células sanguíneas: os vasos sanguíneos perdem sua capacidade de reter sangue, a capacidade de coagulação, e o sistema imunológicos são anulados, ocorrem hemorragias internas, e outros sintomas
Peçonha Miotóxica
Afeta os músculos: produz lesões de fibras esqueléticas. O fato que mais se observa nesta ação, são as dores musculares que permanecem durante um longo período. O tratamento fundamental consiste na aplicação precoce de soro antiofídico por via endovenosa.
Peçonha Neurotóxica
Afeta o sistema nervoso: ocorre devido à fração crotoxina, uma neurotoxina de ação pré-sináptica que atua nas terminações nervosas inibindo a ação da acetilcolina, sendo o principal fator responsável pelo bloqueio neuromuscular, o que vai ocasionar as paralisias motoras.

ARTRÓPODES
ARTRÓPODES - ESCORPIÕES 

Escorpião Amarelo - (Tityus serrulatos):
Tipo de veneno: Neurotóxico
Tamanho: Cerca de 6cm de comprimento
Características: Escorpião típico do Sudeste do Brasil, apresenta coloração amarela, principalmente nas patas. E o maior responsável por acidentes com escorpiões no Brasil. 
 

Escorpião Marrom - (Tityus bahiensis):
Tipo de veneno: Neurotóxico
Tamanho: Cerca de 6cm de comprimento
Características: De hábitos noturnos, esconde-se durante o dia sob madeiras ou pedras, ou em cupinzeiros. Também frequenta casas. Sua picada causa dor muito intensa.



ARTRÓPODES - ARANHAS


Aranha Armadeira - (Phoneutria sp.):
Tipo de veneno: Neurotóxico e Cardiotóxico
Tamanho: Corpo: 3,5 a 5 cm 
                Pernas: Até 17 cm
Características: São altamente agressivas e peçonhentas, frequentemente entram em habitações humanas à procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo, escondendo-se em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes, é considerada a aranha mais venenosa do mundo.

Aranha Marrom - (Loxosceles sp.):
Tipo de veneno: Citotóxico
Tamanho: 12 mm a 3 cm
Características: A aranha marrom é uma das menores aranhas do mundo, e também uma das mais perigosas. De teias irregulares, têm como característica a peregrinação noturna e a alta atividade no verão. Durante o dia permanecem escondidas sob cascas de árvores e folhas secas de palmeira - na natureza - ou atrás de móveis, em sótãos porões e garagens - no ambiente doméstico.



0 comentários:

Postar um comentário